Redação
Mês reforça a luta contra o capacitismo e valoriza a autonomia das pessoas com deficiência.
O Agosto Laranja está mobilizando uma série de ações em Morro da Fumaça para conscientizar sobre a importância da inclusão e da valorização das pessoas com deficiência. A APAE intensifica neste mês o trabalho que realiza durante todo o ano nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A fisioterapeuta da APAE, Juliana Dagostin, explica que o movimento passou por uma importante atualização de conceito. “Antes, o Agosto Laranja era conhecido como o mês da prevenção de deficiências, mas essa visão se tornou capacitista, porque tratava a deficiência como algo que deveria ser evitado e não aceito. Hoje, trabalhamos o mês como prevenção e promoção da saúde para a pessoa com deficiência em todos os ciclos da vida, desde a infância até o envelhecimento”, afirma.
Entre as ações já realizadas e em andamento está a oficina de saúde bucal com o dentista Wilson, com palestras e entrega de kits de higiene bucal aos educandos. Também estão programadas oficinas de fonoaudiologia, testes rápidos para educandos a partir de 15 anos, atividades sobre alimentação saudável e mobilizações contra o capacitismo. “Capacitismo é todo preconceito contra a pessoa com deficiência. Queremos mostrar que a deficiência não define quem a pessoa é. Ela é, antes de tudo, uma pessoa com direito à autonomia e ao respeito”, reforça Juliana.
A programação segue até o fim do mês com a Semana da Pessoa com Deficiência, que dá visibilidade ao protagonismo e à capacidade das pessoas com deficiência. “Nada sobre nós sem nós. Essa é a nossa mensagem para que nenhuma decisão seja tomada sem ouvir a própria pessoa com deficiência”, conclui Juliana.
2º Passeio da Inclusão
O Passeio da Inclusão acontece no dia 23 de agosto, a partir das 15h, com saída da sede da APAE, em um percurso de 4 km pelas ruas de Morro da Fumaça. O evento integra as ações do Agosto Laranja e tem como objetivo incluir educandos na sociedade, oportunizando o direito ao esporte e à promoção da saúde.
A atividade conta com a parceria do grupo Pernas Solidárias de Içara, que disponibilizará triciclos adaptados guiados por atletas da região. A inscrição custa R$ 40,00 e inclui camiseta, medalha, troféu, isotônico, frutas e água. As vagas são limitadas e o pagamento deve ser feito via Pix para a chave 75.566.406/0001-35, com envio do comprovante para o WhatsApp (48) 99932-0616. “Será um momento para celebrar a inclusão e convidamos todos que gostam de correr ou caminhar para se inscrever e participar”, destaca Juliana.
