FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Encontro integrou a programação do Agosto Lilás do município fumacense e destacou a importância do diálogo empático nas relações.
Na noite desta quarta-feira, 7 de agosto, a Assistência Social de Morro da Fumaça, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), promoveu um encontro voltado ao público feminino com foco na Comunicação Não Violenta (CNV). A atividade, intitulada “Palavras que acolhem”, foi realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade e integrou a programação do município voltada ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A ação foi realizada em parceria com a Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça e o Sebrae SC, e contou com o apoio do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Morro da Fumaça.
O evento teve como objetivo incentivar o diálogo respeitoso, a escuta empática e o fortalecimento de vínculos saudáveis. A palestra foi conduzida pela psicóloga Simone Meira, que compartilhou ferramentas práticas da CNV para o cotidiano pessoal e profissional. Também esteve presente no evento a soldado Bruna da Silva de Oliveira, representando a Polícia Militar de SC e divulgando os trabalhos da Rede Catarina, e também a agente da Polícia Civil Luiza Brunato Weber.
A coordenadora de Assistência Social do município, Saionara de Freitas, destacou a importância da ação. “Queríamos proporcionar um momento de acolhimento e reflexão. A comunicação é uma ferramenta essencial na prevenção da violência e no fortalecimento de relações mais justas e respeitosas. Foi uma noite muito rica de troca e aprendizado”.
A ação contou ainda com sorteio de brindes de empresas integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Morro da Fumaça. Participaram do encontro a primeira-dama de Morro da Fumaça, Roberta Ghise Inocêncio, juntamente com a vice-dama do município, Rozi Pellegrin. Também prestigiaram o evento a presidente da Câmara de Vereadores, Marijane Felippe, e as vereadoras Jorgia Guglielmi e Silvana de Vasconcelos.
