Geral

Encantaboi conquista público na Festa Junina da Escola Princesa Isabel

Encantaboi conquista público na Festa Junina da Escola Princesa Isabel
Redação / Fotos: Professora Mirian

Espetáculo do Boi de Mamão resgata folclore catarinense com emoção, talento e identidade local.

O espetáculo do Boi de Mamão encantou e arrancou aplausos do público que lotou o pátio da Escola Princesa Isabel, no sábado (14), em Morro da Fumaça. A aguardada apresentação marcou a estreia do grupo Encantaboi e celebrou a força do folclore catarinense com um toque especial de emoção, arte e pertencimento.

O projeto, idealizado pelas professoras Melânia Francisco Madeira Mazzuchello (Arte) e Neusa de Medeiros Almeida Sartor (Língua Portuguesa), ganhou vida com a participação ativa dos alunos, que emocionaram o público ao incorporar personagens folclóricos e apresentar uma lenda local, “A Menina que Sumiu”, em uma encenação cheia de mistério e expressão cultural.

“O Projeto Boi de Mamão foi um verdadeiro sucesso. Ver o Boi dançar e os alunos dando vida aos personagens por meio da teatralização foi de encher os olhos. É emocionante presenciar a realização de um sonho que começou a ser idealizado há quase três anos”, destacou a professora Melânia Mazzuchello.

A apresentação foi o ápice de um trabalho construído com oficinas, pesquisa e ensaios intensos, e contou com a colaboração de nomes importantes da cultura regional, como o mestre Zé do Boi (José Marcondes) e Maria Tereza Francisco Madeira, responsável pela confecção artesanal das cabeças e figurinos do espetáculo. “Trabalhamos duro, foram muitos dias intensos. E quando vimos o Boi dançar, representando a lenda que aconteceu em Morro da Fumaça, ficou claro que só o nosso Boi Encantaboi poderia tornar isso tão encantador, como o próprio nome já anuncia”, acrescentou Melânia.

O público se emocionou com a entrega dos alunos e com a riqueza estética da encenação, que combinou música, teatro e tradição em uma narrativa acessível e educativa. A proposta é que o projeto continue ao longo do ano com novas apresentações, oficinas abertas e cantorias ao vivo, fortalecendo ainda mais a cultura dentro e fora da escola.

“Para mim foi um sucesso porque muitas pessoas sonharam e embarcaram comigo e com a professora Neusa. Os alunos brilharam intensamente e levaram consigo todos aqueles que participaram do processo de criação. Estou profundamente grata e honrada por fazer parte desse encanto”, finalizou a professora.

Topo