Gabriela Recco
A Escola Municipal Princesa Isabel recebeu, na última sexta-feira (9), mais uma etapa do projeto “Una Giornata Italiana a Scuola”, que leva música e cultura às escolas de Morro da Fumaça com o objetivo de resgatar a história dos imigrantes italianos da região de forma leve, envolvente e educativa.
A apresentação encantou alunos e profissionais da educação com canções típicas e momentos de interação. Os alunos cantaram junto, formaram um animado “trenzinho” pelos corredores e se entregaram à proposta com alegria e entusiasmo. “A participação dos estudantes foi um dos pontos altos, revelando o quanto a música é capaz de despertar emoções e fortalecer o sentimento de pertencimento às origens italianas”, destaca o músico e idealizador do projeto, Jair de Ávila, o Bicudo, em parceria com a banda Quartetto D’Itália.
O projeto foi desenvolvido por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina e aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e tem o apoio da Prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação. O projeto também conta com o incentivo fiscal da empresa EFLUL – Força e Luz de Urussanga Ltda.
“Foi uma tarde de pura alegria. É emocionante ver nossos alunos tão envolvidos com a cultura italiana, cantando, sorrindo e participando de cada momento. Essa vivência faz com que eles se sintam parte da história do nosso município”, destacou a diretora da escola, Kelly Fernandes.
A próxima escola a receber o projeto será a Escola de Educação Básica Municipal Pietro Maccari, na sexta-feira (16), às 15h.
