Fernanda de Maman / PMMF
As salas de vacinação atendem até as 20h, nesta segunda-feira, na UBS Linha Cabral e na terça-feira nas UBS de Linha Torrens e Estação Cocal.
Nesta semana, três salas de vacinação de Morro da Fumaça estarão com horário diferenciado para atendimento de vacinação contra a gripe (influenza). Nesta segunda-feira, 28 de abril, a sala de vacinação da UBS Linha Cabral atende até 20h, já na terça-feira, 29 de abril, as UBS de Linha Torrens e Distrito de Estação Cocal fazem atendimento em vacinação até 20h. A vacinação contra a gripe também pode ser feita na UBS Central todas as quartas-feiras, até 20h.
“Estamos ampliando nosso horário de atendimento em vacinação para oferecer mais oportunidade às pessoas que eventualmente não conseguem ir até as Unidades de Saúde no horário tradicional”, explica a secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes. Ela ainda destaca que a ação faz parte da estratégia de vacinação contra a gripe da Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, que busca imunizar 90% dos grupos prioritários. “Além disso, já estamos preparando a programação do Dia D de Vacinação contra a gripe, que acontecerá em 10 de maio, na praça em frente ao Paço Municipal, quando estaremos com a ação de imunização e outras atividades”.
Os grupos prioritários a serem vacinados são crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (até 45 após o parto); trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores Portuários;população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A imunização é uma forma de prevenção para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, especialmente nos grupos prioritários para a vacinação. O vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, é uma infecção respiratória viral aguda que afeta o sistema respiratório cujos casos podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.
