Gabriela Recco
Os alunos do 3º ano do Centro Educacional Davi, em Morro da Fumaça, visitaram a Prefeitura de Morro da Fumaça como parte do conteúdo de estudos sobre municípios e espaços públicos. Acompanhados pelas professoras Léia Arnold e Beatriz Soratto, além da coordenadora Maria Helena Raiciki, os estudantes conheceram diversos setores da administração municipal e participaram de entrevistas com o prefeito Eduardo Sartor Guollo e o vice-prefeito Davi Pellegrin.
A visita despertou grande curiosidade nos alunos, especialmente em relação à acessibilidade do local, que conta com placas em braile. “A acessibilidade do local, como placas em braile, despertou a curiosidade dos estudantes. Foi uma oportunidade de aprender de maneira prática sobre a importância da inclusão em espaços públicos. Para encerrar, eles apresentaram um poema em cordel, conectando a visita aos aprendizados de Língua Portuguesa”, relatou a professora Léia.
A coordenadora Maria Helena destacou a importância do passeio para o desenvolvimento educacional dos alunos. “Passeios de estudos como esse possibilitam aos alunos a aprendizagem na prática, trazendo para fora dos muros da escola os assuntos discutidos em sala de aula. Eles conseguem visualizar como funciona a administração pública e, ao interagir com os profissionais, complementam o conhecimento adquirido. Isso influencia positivamente na vida escolar das crianças”, afirmou.
Maria Helena também ressaltou o encantamento dos alunos ao percorrer os diversos espaços da prefeitura, especialmente o gabinete do prefeito Eduardo. “Foi nítido o olhar de encantamento e curiosidade deles, ao conhecer cada um dos espaços, especialmente o gabinete do Prefeito Eduardo, onde muitos manifestaram o desejo de um dia ser prefeitos ou prefeitas da cidade. Isso seria para nós um grande motivo de orgulho”, completou.
Outro momento marcante também foi o momento simbólico em que cada criança pôde sentar na cadeira do prefeito, ao lado do próprio prefeito e do vice. “Foi uma excelente oportunidade para trocar experiências e aproximar a Administração Municipal dessa nova geração de alunos”, enfatizou Guollo.
