Gabriela Recco
A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma para os católicos, um período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Na Paróquia São Roque, nesta quarta-feira (5) haverá missa na Igreja Matriz São Roque com imposição das cinzas em três horários: às 6h30, às 15h missa da saúde e às 19h30.
“A Quaresma é todo um convite para a gente ter presente o Jesus que tomou a cruz, que sofreu e morreu por nós. É uma dimensão do ser fraterno, de eu me preocupar com o outro. Então sou cristão não apenas porque rezo, porque vou a igreja. Minhas atitudes é que vão demonstrar se sou cristão de verdade. Eis a campanha da fraternidade”, destaca o vigário da Paróquia São Roque, Padre Sidnei Vitali.
A celebração também marca o início da Campanha da Fraternidade de 2025, que este ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A campanha, motivada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelos 10 anos da Carta Encíclica Laudato Si’, pelos 10 anos da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30 no Brasil, busca conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e da promoção da justiça social.
“A campanha deste ano é sobre a ecologia. O meio ambiente é uma dimensão. As plantas, aves e animais, nós humanos também somos animais, racionais, claro. Tudo tem a ver conosco. Estamos todos integrados. Temos a tarefa de cuidar”, pontua Padre Sidnei.
