Educação

200 alunos de Morro da Fumaça concluem formação do Programa Defesa Civil na Escola

200 alunos de Morro da Fumaça concluem formação do Programa Defesa Civil na Escola
DAIANA CARVALHO / PMMF

A iniciativa tem como objetivo promover a atuação colaborativa e eficaz na prevenção e gestão de riscos de desastres.

O Centro de Eventos Rosa Morena de Morro da Fumaça nesta sexta-feira, 29, foi palco de mais uma formatura do Programa Defesa Civil na Escola em Defesa do Cidadão – Preparando um Futuro Melhor. O evento reuniu familiares e autoridades que compareceram para celebrar com os 200 alunos impactados pela capacitação neste ano.

Durante o período de formação, os estudantes participaram de palestras, saídas de campo e dinâmicas em sala de aula, com o objetivo de capacitar os alunos a se tornarem multiplicadores de conhecimento, por meio do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec). A iniciativa busca incentivar a atuação compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de riscos de desastres junto à comunidade e à Proteção e Defesa Civil do município.

“O programa é fundamental para garantir a segurança da população em situações de emergência. A escola é um espaço importante para disseminar informações sobre segurança, especialmente para crianças e jovens. Ele torna os Componentes Curriculares de Geografia e Ciências mais inovadores, promovendo práticas pedagógicas interdisciplinares que contribuem para a formação cidadã e humanizadora dos alunos”, explica Rodrigo Borges Francisco, coordenador do Nepdec de Morro da Fumaça.

O Programa Defesa Civil na Escola é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação. Em Morro da Fumaça, o projeto está em execução desde 2021, e já beneficiou mais de 350 alunos. Este ano, a turma de formandos é composta por estudantes das turmas de sétimos anos do Colégio Interação e das Escolas de Educação Básica Municipal Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo.

“A iniciativa desempenha um papel vital ao preparar os estudantes para situações de emergência, criando uma comunidade escolar mais resiliente e capaz de responder de forma eficaz a desastres naturais ou eventos imprevistos. Essa preparação não só salva vidas, mas também ensina aos jovens a importância da segurança e da cooperação em momentos críticos”, destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

Além dos nomes já citados, o ato também contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito, Agenor Coral, o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Sartor Guollo, o coordenador regional de Defesa Civil da Região Carbonífera, Laércio Pedroso, e os professores responsáveis por desempenhar as atividades do projetos nas escolas.

Topo