Educação

Programa Nossa Bolsa amplia acesso às licenciaturas na Unesc

Programa Nossa Bolsa amplia acesso às licenciaturas na Unesc
Assessoria de Comunicação Unesc

Ao conceder bolsas integrais e parciais, iniciativa reforça compromisso institucional com o fortalecimento do modelo educacional.

O Programa Nossa Bolsa da Unesc consolida-se como uma das principais portas de entrada para quem deseja seguir carreira no magistério. A iniciativa, própria da Instituição, integra a modalidade de ingresso nos cursos de Licenciatura com bolsas de 50% e 100% do valor da mensalidade, conforme critérios socioeconômicos.

A proposta está alinhada em atender a necessidade de fortalecer o modelo educacional nacional a partir da formação qualificada de docentes. O benefício contempla estudantes com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio, no caso da bolsa integral, e de até três salários mínimos para o auxílio de 50%.

O incentivo permanece válido durante toda a graduação, desde que o acadêmico atenda aos critérios de desempenho e realize a renovação semestral. A atualização das informações ocorre uma vez por ano, por meio de formulário encaminhado aos bolsistas, com assinatura do Termo Coletivo na Central de Atenção ao Acadêmico (Centac).

“O Programa Nossa Bolsa amplia o acesso ao ensino superior e fortalece a formação de professores ao  traduzir o compromisso comunitário da Universidade. Ao garantir condições reais de permanência, ampliamos o acesso às licenciaturas e contribuímos para qualificar o ensino na educação básica”, salienta a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.

A reitora licenciada da Unesc e atual secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, avalia que a política institucional impacta diretamente o tecido social. “Investir na formação de professores é investir no futuro. Programas como o Nossa Bolsa sustentam um padrão de qualidade que reverbera nas escolas e fortalece o desenvolvimento regional”, enfatiza.

Critérios e etapas presenciais

O candidato não pode ter cursado, trancado ou abandonado graduação na Unesc nos dois últimos semestres, nem ter efetuado matrícula no semestre vigente. Caso o histórico escolar indique habilitação para o Ensino Médio, caracteriza-se licenciatura plena, o que inviabiliza a participação no processo seletivo.

O primeiro passo consiste em acompanhar a publicação do edital e observar todas as etapas. Em seguida, o estudante deve comparecer à Centac para entrevista com assistente social e entrega da documentação comprobatória de renda. Após análise dos documentos e deferimento do pedido, o candidato é encaminhado para matrícula. Todo o processo ocorre de forma presencial.

Outras informações podem ser obtidas na Centac pelos telefones (48) 3431-2545 e (48) 99644-1887 (WhatsApp), das 8h30 às 21h, ou na Diretoria de Atenção ao Estudante pelo (48) 3431-4556, das 9h às 18h.

Volta às aulas

A retomada das atividades acadêmicas na próxima segunda-feira (23/2) projeta um novo ciclo para a Unesc, com ampliação da oferta formativa e consolidação de frentes estratégicas no campus sede e em Araranguá.

A reitora em exercício, avalia que o início do ano letivo de 2026 reafirma o compromisso institucional com qualidade acadêmica e conexão com as demandas contemporâneas. “Iniciamos o semestre em um patamar de expansão responsável, com cursos que dialogam com as transformações sociais, tecnológicas e culturais. A Universidade fortalece o modelo educacional comunitário e amplia oportunidades para diferentes perfis de estudantes”, cita.

Já a reitora licenciada e atual secretária de Estado da Educação, enfatiza que a expansão também repercute na educação básica. “Cada novo curso representa mais do que uma vaga no Ensino Superior, sendo a possibilidade de qualificar profissionais que atuarão em diferentes frentes e impactarão comunidades inteiras. A volta às aulas simboliza renovação de expectativas e fortalecimento de um projeto educacional comprometido com o desenvolvimento regional”, salienta Luciane Bisognin Ceretta.

Topo